< VOLTAR

Alerta sobre fraudes telefónicas

25.02.2024 [ThePortugalNews]

Banco de Portugal alerta para esquema de fraude telefónica

O Banco de Portugal (BdP) recebeu várias queixas sobre um esquema de fraude telefónica que utiliza dados do banco central e dos seus funcionários para obter acesso a contas bancárias.

“Recebemos relatos de vários utilizadores que indicam ter sido contactados em nome do Banco de Portugal através de mensagens de texto e até chamadas telefónicas”, afirmou Carlos Moura, diretor de sistemas de informação do BdP.

As vítimas receberam mensagens enviadas de um número que imita a identidade do BdP (“spoofing”), sugerindo que o acesso às suas contas pode ter sido comprometido.

Em seguida, os clientes são levados a ligar para um número que imita a linha de apoio do BdP, cujo “nível de atendimento é muito semelhante” ao do próprio banco central.

“Este é o ponto que mais nos preocupa neste momento, porque o nível de atendimento é muito semelhante ao da nossa linha de apoio ao utilizador e, de alguma forma, as pessoas são levadas ao erro, já que os fraudadores até se apresentam como funcionários do Banco de Portugal”, acrescentou Carlos Moura.

Após esse contacto, as vítimas são solicitadas a instalar no telemóvel um programa semelhante a um antivírus, supostamente para verificar informações comprometidas e permitir acesso às contas bancárias.

O referido programa funciona como um software malicioso e acaba por eliminar as credenciais dos utilizadores.

Segundo Carlos Moura, o BdP já recebeu “centenas de chamadas” no seu call center e várias dezenas na rede regional.

A todos aqueles que receberam uma chamada no seu telemóvel de um número supostamente pertencente ao BdP, recomenda-se que informem as autoridades e entrem em contacto com o Banco de Portugal, o que pode ser feito através do e-mail info@bportugal.pt ou pelo telefone (+351) 213 130 000.