06.12.2024 [ThePortugalNews]
A empresa EDP emitiu um alerta sobre o aumento no número de tentativas de fraude utilizando o nome da companhia.
As mensagens fraudulentas chegam por SMS, exigindo o pagamento de supostas dívidas de eletricidade à EDP. A empresa dá uma recomendação clara: se você receber uma mensagem desse tipo, delete-a imediatamente e, se possível, denuncie às autoridades.
De acordo com dados da EDP Comercial, citados pelo Pplware, até meados de novembro, cerca de 2.000 tentativas de fraude foram registradas. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando 1.700 casos foram registrados. Em outubro, o número de tentativas de fraude ultrapassou 3.000, contra 1.800 no ano anterior, o que representa um aumento de 65%.
Em sua declaração, a EDP Comercial esclareceu: "Em outubro e novembro, a EDP Comercial registrou um aumento significativo no número de mensagens de clientes sobre tentativas de fraude em várias etapas do processo de pagamento das contas de eletricidade, usando o nome da empresa com o objetivo de obter um pagamento, supostamente devido à EDP, mas que não existe".
Essas mensagens fraudulentas estão sendo enviadas a um número crescente de consumidores, principalmente àqueles que não conhecem os métodos legítimos de contato com a EDP.
A fraude é relativamente simples, mas eficaz. Os clientes recebem mensagens em seus telefones alertando sobre supostas dívidas com a EDP. As mensagens geralmente contêm um link para pagamento e pedem que a vítima tome medidas urgentes para evitar sanções ou o corte de energia.
Para mitigar o impacto desse tipo de esquema, a EDP Comercial tem reforçado as medidas de segurança entre os grupos de clientes mais vulneráveis. Por exemplo, em áreas onde foram identificadas tentativas de fraude, é enviado um SMS adicional alertando sobre o perigo.
Para evitar cair em armadilhas como essas, a EDP recomenda que os clientes mantenham vigilância e sigam as seguintes orientações:
11.10.2024 [ThePortugalNews]
A Autoridade de Cibercrime da Procuradoria-Geral alertou para um "número muito significativo" de chamadas telefónicas dirigidas a destinatários em Portugal com "intenções ilícitas", algumas das quais ainda estão por esclarecer.
"Os destinatários atendem chamadas de números nacionais, mas ninguém responde do outro lado", refere o alerta, indicando que a Procuradoria tem recebido relatos frequentes sobre "chamadas silenciosas".
"Quando o destinatário atende, ninguém fala e, após alguns segundos, a chamada é desligada", explica a autoridade. Caso o destinatário não atenda e tente devolver a chamada, a ligação é atendida por uma pessoa dentro do país, cliente de um operador nacional e verdadeiro titular do número, que foi falsificado por agentes criminosos.
Este último indivíduo "não fez essa chamada e nada sabe sobre ela". O verdadeiro titular do número não tem conhecimento de que seu número foi usado indevidamente para realizar várias chamadas fraudulentas.
A Autoridade de Cibercrime afirma que "os detalhes desta atividade criminosa ainda não são totalmente conhecidos", mas que "já há informações suficientes para concluir que este tipo de chamada silenciosa tem um caráter exploratório e visa confirmar a validade dos números de telefone contactados".
Na sua avaliação, essas chamadas servem como uma "fase preparatória para outros tipos de fraudes telefónicas já bem documentadas, como chamadas falsas de agentes da polícia ou mensagens exigindo pagamentos".
Além desse fenómeno, a Autoridade de Cibercrime identificou outra campanha de fraude telefónica direcionada a vítimas em Portugal. Nesse caso, as chamadas fraudulentas são feitas principalmente em inglês, "por vezes de forma rude e com um sotaque comum no subcontinente indiano".
Num dos esquemas identificados, um agente criminoso finge ser funcionário de uma empresa de gestão de carteiras de criptomoedas e informa a vítima de que o seu e-mail está associado a uma carteira digital muito antiga contendo uma quantia significativa de dinheiro. O criminoso também alega que, devido à inatividade, a carteira será encerrada, a menos que o titular crie uma nova conta para transferir os fundos.
Foram ainda identificados casos em que os criminosos forneceram à vítima credenciais de acesso a uma plataforma online onde podiam visualizar um saldo fictício de uma carteira digital.
Se a vítima aceitar abrir uma nova conta ou carteira, como sugerido pelo criminoso, este informa que o processo exige um depósito imediato, que pode chegar a centenas de euros.
Para isso, o criminoso fornece instruções detalhadas sobre como transferir os fundos para essa suposta nova carteira digital.
"Naturalmente, essa carteira é controlada pelos criminosos, que, após receberem o dinheiro, desaparecem", alerta a autoridade.
"Essas chamadas telefónicas são fraudes. São realizadas por agentes criminosos que fazem parte de grupos internacionais de crime organizado. O único objetivo dessas chamadas é convencer as vítimas a transferir dinheiro para carteiras de criptomoedas indicadas pelos criminosos", conclui a Autoridade de Cibercrime.
25.02.2024 [ThePortugalNews]
O Banco de Portugal (BdP) recebeu várias queixas sobre um esquema de fraude telefónica que utiliza dados do banco central e dos seus funcionários para obter acesso a contas bancárias.
“Recebemos relatos de vários utilizadores que indicam ter sido contactados em nome do Banco de Portugal através de mensagens de texto e até chamadas telefónicas”, afirmou Carlos Moura, diretor de sistemas de informação do BdP.
As vítimas receberam mensagens enviadas de um número que imita a identidade do BdP (“spoofing”), sugerindo que o acesso às suas contas pode ter sido comprometido.
Em seguida, os clientes são levados a ligar para um número que imita a linha de apoio do BdP, cujo “nível de atendimento é muito semelhante” ao do próprio banco central.
“Este é o ponto que mais nos preocupa neste momento, porque o nível de atendimento é muito semelhante ao da nossa linha de apoio ao utilizador e, de alguma forma, as pessoas são levadas ao erro, já que os fraudadores até se apresentam como funcionários do Banco de Portugal”, acrescentou Carlos Moura.
Após esse contacto, as vítimas são solicitadas a instalar no telemóvel um programa semelhante a um antivírus, supostamente para verificar informações comprometidas e permitir acesso às contas bancárias.
O referido programa funciona como um software malicioso e acaba por eliminar as credenciais dos utilizadores.
Segundo Carlos Moura, o BdP já recebeu “centenas de chamadas” no seu call center e várias dezenas na rede regional.
A todos aqueles que receberam uma chamada no seu telemóvel de um número supostamente pertencente ao BdP, recomenda-se que informem as autoridades e entrem em contacto com o Banco de Portugal, o que pode ser feito através do e-mail info@bportugal.pt ou pelo telefone (+351) 213 130 000.
11.12.2023 [ThePortugalNews]
Após o aumento das denúncias de portugueses recebendo chamadas telefónicas que resultam em fraudes, a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um alerta sobre um novo esquema de fraude.
De acordo com uma publicação da PSP no Facebook, a nova fraude, que ocorre "através de chamadas telefónicas", envolve uma situação em que o "suspeito fala em inglês e informa à vítima que ela tem um problema judicial/policial pendente, e que, para resolver a questão, terá de pagar uma multa".
A PSP também aconselha a população a "não fornecer dados pessoais" e a "não realizar qualquer transferência".
Para mais informações ou denúncias de fraudes, a PSP disponibilizou uma linha segura para contato: (+351) 800 219 090.