06.12.2024 [ThePortugalNews]
A empresa EDP emitiu um alerta sobre o aumento no número de tentativas de fraude utilizando o nome da companhia.
As mensagens fraudulentas chegam por SMS, exigindo o pagamento de supostas dívidas de eletricidade à EDP. A empresa dá uma recomendação clara: se você receber uma mensagem desse tipo, delete-a imediatamente e, se possível, denuncie às autoridades.
De acordo com dados da EDP Comercial, citados pelo Pplware, até meados de novembro, cerca de 2.000 tentativas de fraude foram registradas. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando 1.700 casos foram registrados. Em outubro, o número de tentativas de fraude ultrapassou 3.000, contra 1.800 no ano anterior, o que representa um aumento de 65%.
Em sua declaração, a EDP Comercial esclareceu: "Em outubro e novembro, a EDP Comercial registrou um aumento significativo no número de mensagens de clientes sobre tentativas de fraude em várias etapas do processo de pagamento das contas de eletricidade, usando o nome da empresa com o objetivo de obter um pagamento, supostamente devido à EDP, mas que não existe".
Essas mensagens fraudulentas estão sendo enviadas a um número crescente de consumidores, principalmente àqueles que não conhecem os métodos legítimos de contato com a EDP.
A fraude é relativamente simples, mas eficaz. Os clientes recebem mensagens em seus telefones alertando sobre supostas dívidas com a EDP. As mensagens geralmente contêm um link para pagamento e pedem que a vítima tome medidas urgentes para evitar sanções ou o corte de energia.
Para mitigar o impacto desse tipo de esquema, a EDP Comercial tem reforçado as medidas de segurança entre os grupos de clientes mais vulneráveis. Por exemplo, em áreas onde foram identificadas tentativas de fraude, é enviado um SMS adicional alertando sobre o perigo.
Para evitar cair em armadilhas como essas, a EDP recomenda que os clientes mantenham vigilância e sigam as seguintes orientações: